
Photo credit: stopherjones on VisualHunt / CC BY-NC
“Carta Doze” Laurence Freeman OSB, in “Teia de Silêncio” (excerto) (no original: “THE WEB OF SILENCE” - London: DLT, 1996 - pp. 140-141.)
A meditação é um caminho de fé e de amor. Passando pelos seus estágios, aprendemos que a fé é mais do que crença […]. Demasiada ênfase na ortodoxia dogmática reduz, de facto, a fé. A fé é essencialmente o compromisso pessoal com o relacionamento – daí falarmos em casamentos fieis e amigos fieis. A fé é desenvolvida apenas através do tempo; porém, o seu crescimento revela uma união de amor que é mais forte que a morte, a senhora do tempo.
Se a meditação muda a nossa vida, isso não acontece por magia, mas na fé. O mantra torna-se um sacramento de fé – um sacramento de relacionamento e união. Aprendendo a ser fiéis em coisas pequenas, tal como a recitação do mantra, aprendemos a ser fieis em todos os relacionamentos da vida. É, como dizia Jesus, uma estrada estreita, mas ela expande-se para além do ponto zero do deixar ir, para a infinita expansão de ser a que somos chamados em Deus.
Medite durante 25 minutos… Sente-se em silêncio e de costas direitas. Feche suavemente os olhos. Fique descontraído mas atento. Em silêncio, comece interiormente a dizer apenas a palavra-mantra “Maranatha”. Diga-a em quatro sílabas de igual cadência MA-RA-NA-THA. Oiça-a enquanto a pronuncia, serenamente e sem interrupção. Não pense nem imagine nada espiritual ou qualquer outra coisa. Quando surgirem outros pensamentos não ligue, volte simplesmente a dizer a palavra. Medite 20 a 30 minutos de manhã e fim do dia.
Depois da meditação…
“Outra Sara” – Anne Porter, in “Coisas Vivas” (no original: “LIVING THINGS: Collected Poems”
- Hanover: Zoland Books, 2006 - p. 166.)
OUTRA SARA
para Christopher Smart
Quando o Inverno estava meio terminado
Deus mandou três anjos ter com a macieira
E que lhe disseram:
“Alegra-te, pequena colecção
De ramos vazios,
Porque foste escolhida.
Em Maio, irás tornar-te
Numa onda de doçura viva,
Uma nação de pétalas brancas,
Uma dinastia de maçãs.”
Texto original, em inglês: aqui
Comunidade Mundial para a Meditação Cristã - Portugal
http://www.meditacaocrista.com/
https://www.facebook.com/meditacaocristaportugal