Na Ressurreição, somos libertados da necessidade de fazer de Deus um objeto. Já não temos que falar com Deus, aplacá-lo ou dirigir-lhe petições. “O vosso Pai conhece as vossas necessidades antes Lhe pedirdes”, assegura-nos Jesus. A partir desse momento eterno em que Jesus despertou para a Sua união com o Pai, ultrapassamos o estágio de infância espiritual. Nesse momento, amadurecemos, adquirindo a “plena estatura de Cristo”. Este momento de Cristo encontra-se no cerne do nosso ser, no nosso próprio coração, onde o Seu Espírito vive e cresce como uma semente enterrada no solo.
Descobrir esse momento é a tarefa da meditação. É um trabalho cheio de alegria e revitalizante porque nos deslocamos para dentro do coração numa fé que sabe que esse momento já surgiu e que nasceu para nunca perecer. Assim que conhecemos esta união na nossa própria experiência, toda a nossa existência renasce. Percebemo-la como estando unida numa plenitude que é santidade. E isto tudo é o resultado de um momento, o momento de Cristo.
Não somos somente libertados da necessidade de nos vermos a nós mesmos e a Deus de forma dualista. Somos, de facto, convocados a não o fazer. “O tempo chegou, de facto, ele está já aqui” no qual somos chamados a adorar a Deus em espírito e em verdade. Ao dizer isto à Samaritana, Jesus convoca-nos a nós todos para uma nova dimensão de consciência espiritual. Já não podemos mais persistir no dualismo da infância espiritual e estar na verdade do momento de Cristo. A morada interior, em nós, do Espírito de Cristo não é apenas um dom, uma oferta especial, uma graça que podemos aceitar ou declinar. É uma realidade, a porta que abre para o redil da unidade sem barreiras.
Medite durante 25 minutos… Sente-se em silêncio e de costas direitas. Feche ligeiramente os olhos. Fique descontraído mas atento. Em silêncio, comece interiormente a dizer apenas a palavra-mantra “Maranatha”. Diga-a em quatro sílabas de igual cadência MA-RA-NA-THA. Oiça-a enquanto a pronuncia, serenamente e sem interrupção. Não pense nem imagine nada espiritual ou qualquer outra coisa. Quando surgirem outros pensamentos não ligue, volte simplesmente a dizer a palavra. Medite 20 a 30 minutos de manhã e fim do dia.
Depois da meditação….
"O Convidado Está Dentro de Ti” (excerto) - Kabir, in “Poemas de Êxtase” (no original: “Ecstatic Poems” versions by Robert Bly - Boston: Beacon Press, 2004 - p. 61)
Tenho estado a pensar na diferença
entre a água
e as ondas sobre ela. A água da maré
que sobe é ainda água; quando desce de novo
é água; poderias dar-me uma pista sobre
como as distinguir?
Porque houve alguém que inventou a palavra
“onda”, será que tenho que a distinguir
de água?
Há um Ser Secreto dentro de nós;
os planetas de todas as galáxias
passam pelas suas mãos como contas,
como um fio de contas que as pessoas deviam olhar com
olhos luminosos.
Comunidade Mundial de Meditação Cristã - Portugal
www.meditacaocrista.com
https://www.facebook.com/meditacaocristaportugal