O verdadeiro outro é essencial para a espírito místico e amoroso. A alteridade, característica do que é outro, diferente, estimula a mente a desapegar-se dos pontos de vista fixos e a expandir-se para além de si própria, alargando a visão que temos do mundo e de nós próprios. […] Isto é um pouco o que eu entendo pela expressão “um espírito católico” porque se olha para o outro que não conseguimos descrever ou controlar. O espírito católico busca, intuitivamente, incluir em vez de rejeitar, mesmo quando se depara com um abismo de diferença no outro. [….]
Tornamo-nos católicos, neste sentido pleno e abrangente, somente por meio do crescimento, que é uma passagem pelas fases de cura e integração. Assim, nenhum de nós é, por enquanto, católico, nem sequer o Papa. Há um caminho a percorrer. Mas a alternativa a este processo de perdão é a mentalidade sectária, que objetiva o outro e, através do medo e do prazer do poder, lhe denega a sua pura subjetividade, a sua alteridade e a sua característica de ser. Social e historicamente, é o que temos feito aos imigrantes, aos Judeus, aos “gays” e outras minorias fáceis de usar como alvo, mas também a uma metade da espécie humana, através duma violenta e patriarcal exclusão das mulheres.
Ao fazermos tais coisas, excluímo-nos a nós próprios da totalidade e, portanto, d’Aquele que é Santo (*). Deus é sempre sujeito, o “grande EU SOU”, impermeável às nossas tentativas de objetivar e manipular. Encontramos esta pura emanação do ser no nosso próprio silêncio profundo, não na ideologia ou abstração, mas em diversas vias. Basicamente, descobrimo-la em cada um de nós e na beleza e maravilha da criação, no oceano de ser, de sofrimento e de perfeita felicidade em que, quer nós, quer o Criador, vimos nadando.
Porque este crescimento requer profundidade e a profundidade necessita de silêncio, […] o espírito católico […] requer contemplação. Pensar na contemplação como uma espécie de luxo, de relaxamento ou de ocupação de tempos livres é perder completamente o significado do desenvolvimento humano como a única via essencial para glorificar a Deus.
(*) No original, confrontam-se duas palavras que são, na Língua Inglesa, em termos de forma, som e etimologia, semelhantes: WHOLE, significando inteiro, total, pleno; e HOLY, santo. Esta passagem remete-nos para as palestras de Fr. Laurence, quando esteve entre nós, em Fevereiro de 2009, e em que relacionou estreitamente o ser-se Santo com o ser-se Pleno, Completo.
Medite durante 25 minutos… Sente-se em silêncio e de costas direitas. Feche ligeiramente os olhos. Fique descontraído mas atento. Em silêncio, comece interiormente a dizer apenas a palavra-mantra “Maranatha”. Diga-a em quatro sílabas de igual cadência MA-RA-NA-THA. Oiça-a enquanto a pronuncia, serenamente e sem interrupção. Não pense nem imagine nada espiritual ou qualquer outra coisa. Quando surgirem outros pensamentos não ligue, volte simplesmente a dizer a palavra. Medite 20 a 30 minutos de manhã e fim do dia.
Depois da meditação…
"Procurando Diferenças" – Tom Hennen, in “A Escuridão Cola-se a Tudo” (no original: “Darkness Sticks to Everything: Collected and New Poems - Port Townsend, WA: Copper Canyon Press, 2013 - p. 106.)
Surpreende-me mais a alteridade das coisas do que as suas semelhanças.
A forma como uma pequenina pilha de neve se empoleira na dobra dum ramo
no pinheiro alto, sozinha, a uma altura suficiente para que as pessoas não
reparem nela, fora do alcance de cães vadios. Encosta-se à casca
escamosa do pinheiro, ocupada com algum tipo de existência que não
necessita de mim.
É a diferença entre os objetos que eu gosto, que me eleva para
o resto do Universo, que me espanta. Que cada coisa na
Terra tenha a sua própria alma, a sua própria vida, que cada árvore, que cada torrão
esteja cheio de lama da sua própria estrela. Olho por onde piso e vejo
que a folha caída, o velho pedaço de vidro partido, uma pedra gelada estão colocados
exatamente no sítio certo na Terra, cuidadosamente, como membros da realeza no
seu próprio país.
Comunidade Mundial de Meditação Cristã - Portugal
www.meditacaocrista.com
https://www.facebook.com/meditacaocristaportugal