
O outro é essencial para a mente mística e amorosa. A alteridade estimula a mente a abandonar seus pontos fixos e a expandir-se para além de si mesma, alargando a visão que temos do mundo e de nós próprios nele. . . Isto é um pouco o que eu compreendo sobre o termo “mente católica”, porque ela encara abertamente aquilo que ela não pode descrever ou controlar. A mente católica intuitivamente busca incluir em vez de rejeitar, até mesmo ao encontrar um abismo de diferenças no outro [. . .]
Tornamo-nos católicos, nesse pleno e abrangente sentido, apenas por meio do crescimento, pelo atravessar dos estágios de cura e integração. Assim, nenhum de nós é ainda católico, nem mesmo o Papa. Haverá sempre um caminho a percorrer. Todavia, a alternativa a esse processo. . .é a mente sectária que objetifica o outro e, através do medo e do prazer do poder, nega-lhe a sua pura subjetividade, a sua qualidade de ser. Social e historicamente, tratamos assim os imigrantes, os judeus, os homossexuais e outras minorias facilmente focalizadas e, também, é claro, até mesmo uma metade da raça humana através da violenta e patriarcal exclusão das mulheres.
Ao fazer tais coisas, excluimo-nos do todo e, portanto, do Sagrado. Deus é sempre sujeito, o grande “Eu Sou”, impermeável às nossas tentativas de objetificar e manipular. Encontramos esta pura emanação de ser no nosso próprio silêncio profundo, não em ideologia nem na abstração. E, nós a encontramos de maneiras diversas, uns nos outros e na beleza e na maravilha da criação, o oceano do ser, de sofrimento e de bem aventurança, no qual nós e até mesmo o Criador temos nadado. Uma vez que esse crescimento demanda profundidade e, que a profundidade necessita do silêncio, a mente católica . . . demanda contemplação. Se pensamos que a contemplação é um tipo de luxo, relaxamento ou ocupação do tempo livre, falhamos em identificar o significado da mente católica como sendo o único caminho essencial que temos para glorificar a Deus.
Medite durante 25 minutos… Sente-se em silêncio e de costas direitas. Feche suavemente os olhos. Fique descontraído mas atento. Em silêncio, comece interiormente a dizer apenas a palavra-mantra “Maranatha”. Diga-a em quatro sílabas de igual cadência MA-RA-NA-THA. Oiça-a enquanto a pronuncia, serenamente e sem interrupção. Não pense nem imagine nada espiritual ou qualquer outra coisa. Quando surgirem outros pensamentos não ligue, volte simplesmente a dizer a palavra. Medite 20 a 30 minutos de manhã e fim do dia.
Depois da meditação…
"Últimos Pensamentos" - Simone Weil, in "A Espera de Deus", Carta 6, 26 de maio de 1942, tr. Emma Craufurd (Nova Iorque: Harper Perennial Classics, 2001), pp. 49, 50, 51.
Os filhos de Deus não deveriam ter nenhum outro país aqui embaixo, a não ser o próprio universo, com a totalidade de todas as criaturas de raciocínio que ele alguma vez conteve, contém ou conterá. Esta é a cidade nativa à qual devemos nosso amor. . . . O nosso amor devia estender-se amplamente pelo espaço e deveria estar tão igualmente distribuído por cada um dos seus recantos como a própria luz do sol. Cristo pediu-nos que atentássemos na perfeição do nosso Pai Celeste, imitando a sua dádiva indiscriminada da luz.. . . . Temos de ser católicos; isso quer dizer que não podemos estar presos, nem sequer por um fio, a qualquer coisa criada, a não ser à própria Criação na sua totalidade. . . . Vivemos em tempos que não têm precedente e, na nossa situação atual, a universalidade, que dantes podia estar implícita, tem que estar completamente explícita. Tem que embeber a nossa linguagem e a totalidade do nosso modo de vida. . . . É quase equivalente a uma nova revelação do universo e do destino humano. . . . Mais génio é necessário do que era necessário a Arquimedes para inventar mecânica e física. Hoje em dia não é sequer suficiente ser santo, mas temos que ter a santidade exigida pelo momento presente, uma nova santidade, ela própria, também sem precedentes. O mundo precisa de santos que tenham génio, assim como uma cidade atingida pela peste precisa de médicos.
Comunidade Mundial para a Meditação Cristã - Portugal
http://www.meditacaocrista.com/
https://www.facebook.com/meditacaocristaportugal