
“Ponto de Crescimento” - John Main OSB, in “O Coração da Criação” (excerto) (no original: “THE HEART OF CREATION” - New York, Continuum, 1998 - pp. 105-107.)
Arrepender-se significa simplesmente virar-se na direção de Deus. Arrepender-se é afastar-se, não tanto de nós (pois isso mantém-nos ainda amarrados ao nosso próprio centro), mas para além de nós. Isto não significa que nos rejeitemos a nós próprios, mas que descobrimos o nosso maravilhoso potencial, à medida que entramos em plena harmonia com Deus. A nossa consciência deste potencial é a base positiva do Cristianismo e, assim, para nós, a preocupação central não é o “eu” nem é o pecado. A preocupação e realidade central é o amor e o crescimento no amor. E o crescimento consiste na nossa abertura para receber e retribuir esse amor.
O Reino está já estabelecido. Fé e obediência ensinam-nos a entender isso. E aceitamos os aspetos práticos do trabalho de conscientização. Aprendemos a ficar em silêncio e a amar o silêncio. Quando meditamos, não andamos à procura de mensagens, de sinais ou de fenómenos. Cada um de nós tem que aprender a ser humilde, paciente e fiel. A disciplina ensina-nos a estar em quietude e, através da quietude, aprendemos a esvaziar o nosso coração de tudo o que não seja Deus, pois Deus requer todo o espaço que o nosso coração tem para oferecer. Este vazio é a pureza de coração que desenvolvemos ao dizer o nosso mantra com absoluta fidelidade. […] Respondemos absolutamente ao tornarmo-nos simples.
Medite durante 25 minutos… Sente-se em silêncio e de costas direitas. Feche ligeiramente os olhos. Fique descontraído mas atento. Em silêncio, comece interiormente a dizer apenas a palavra-mantra “Maranatha”. Diga-a em quatro sílabas de igual cadência MA-RA-NA-THA. Oiça-a enquanto a pronuncia, serenamente e sem interrupção. Não pense nem imagine nada espiritual ou qualquer outra coisa. Quando surgirem outros pensamentos não ligue, volte simplesmente a dizer a palavra. Medite 20 a 30 minutos de manhã e fim do dia.
Depois da meditação…
"Rezar" - Mary Oliver, in "Sede" (no original: THIRST: Poems by Mary Oliver - Boston: Beacon Press, 2006 – p. 37.)
Rezar
Não tem que ser
a íris azul, podiam ser
ervas daninhas num terreno baldio ou umas poucas
pedrinhas; simplesmente
presta atenção, depois conjuga
algumas palavras juntas e não tentes
torná-las elaboradas, isto não é
um contexto, mas um portal de entrada
na gratidão e um silêncio em que
outra voz pode falar.
Comunidade Mundial de Meditação Cristã - Portugal
Site: www.meditacaocrista.com
Canal Youtube: Meditação Cristã-WCCM Portugal
Facebook: https://www.facebook.com/meditacaocristaportugal