A paz que queremos ver no mundo não é algo que pode ser imposto pela força. Podemos forçar uma pessoa a depor a sua arma, se tivermos uma arma maior, mas não podemos forçar ninguém a ser pacífico. Nós próprios jamais teremos paz se não exercermos esta mesma delicadeza, esta mesma atitude pacífica. […]
A única coisa que pode criar a paz no nosso mundo é o poder da paz que se encontra, se conhece e se experiencia nos corações humanos. Esta paz, depois de a conhecermos nós mesmos como a verdadeira base e o verdadeiro alicerce do nosso ser, é invencível. É mais forte que qualquer violência e que qualquer medo, porque a paz é criativa. É paciente, sabe sofrer, enquanto a violência é impaciente e destrutiva.
Bem, estes frutos temos que os conhecer a partir da nossa própria experiência. Não podemos encontrar a paz dentro de nós mesmos usando qualquer tipo de violência sobre nós. Não podemos expulsar os nossos medos, a nossa autorejeição, as nossas repressões, as nossas inseguranças por meio de qualquer tipo de violência.
Alcançamos a plenitude da vida bebendo do mais profundo da fonte da vida. Encontraremos a fonte jorrando bem dentro dos nossos próprios corações. Na visão cristã, a paz não é apenas um estado de vida: é uma pessoa. "A paz é o Meu dom para vós" – disse Jesus. […] "Disse-vos tudo isto para que, em Mim, possais encontrar a paz".
A meditação é o nosso caminho para a paz. Um compromisso com o silêncio é o primeiro passo para encontrarmos esta paz de Cristo.
Medite durante 25 minutos… Sente-se em silêncio e de costas direitas. Feche ligeiramente os olhos. Fique descontraído mas atento. Em silêncio, comece interiormente a dizer apenas a palavra-mantra “Maranatha”. Diga-a em quatro sílabas de igual cadência MA-RA-NA-THA. Oiça-a enquanto a pronuncia, serenamente e sem interrupção. Não pense nem imagine nada espiritual ou qualquer outra coisa. Quando surgirem outros pensamentos não ligue, volte simplesmente a dizer a palavra. Medite 20 a 30 minutos de manhã e fim do dia.
Depois da meditação…
"A Imagem Divina" – William Blake
(Domínio público)
Pois a misericórdia tem um coração humano,
A Piedade uma face humana
E o Amor, a forma humana divina
E a Paz, as vestes humanas.
Portanto, todos os homens de todas as regiões
Que rezam nas suas aflições
Rezam à forma humana divina,
Amor, Misericórdia, Piedade, Paz.
E todos devem amar a forma humana,
No pagão, no Turco ou no Judeu;
Onde mora a Misericórdia, o Amor e a Piedade,
Aí mora também Deus.
Comunidade Mundial de Meditação Cristã - Portugal
www.meditacaocrista.com
https://www.facebook.com/meditacaocristaportugal