
O compromisso da fé não é meramente intelectual ou dialéctico. Não se trata de decidirmos “acreditar” nas ideias da Tradição Cristã. É, bem pelo contrário, termos a coragem e, em sentido real, o atrevimento de nos abrirmos ao desconhecido, ao insondável e verdadeiramente misterioso. […] Ao nos permitirmos a nós mesmos “conhecer” o mistério, seguimos o preceito evangélico fundamental de nos tornarmos simples, de sermos como crianças, de ficarmos despertos. Não é coisa pequena o espanto que causa o fato de estas qualidades serem tão facilmente esquecidas por aqueles que estão na corrente dominante (da tradição), eles são os princípios fundamentais do evangelho. A fé não é uma questão de esforço mas de abertura.
Precisamos de ver a fé […] como abertura e de vê-la como uma forma de ser positiva, criativa, sensível – a milhas de distância da mera passividade ou quietismo. A efectividade de tudo o que se faz depende da qualidade de ser de que desfrutamos. E estar aberto implica certas qualidades adicionais - como a de estar em quietude, pois não podemos estar abertos ao que está aqui se estivermos sempre a correr atrás do que pensamos estar ali; como estar em silêncio, porque não podemos escutar ou receber se não prestarmos toda a nossa atenção; como ser simples, porque aquilo para que estamos a ser abertos é a plenitude, a integridade de Deus. Esta condição de abertura, enquanto mistura de quietude, silêncio e simplicidade, é condição para a oração: colocar a nossa natureza e o nosso ser em completa harmonia com o ser e a natureza de Deus. A meditação é o nosso caminho para sermos plenamente humanos, plenamente vivos.
Medite durante 25 minutos… Sente-se em silêncio e de costas direitas. Feche suavemente os olhos. Fique descontraído mas atento. Em silêncio, comece interiormente a dizer apenas a palavra-mantra “Maranatha”. Diga-a em quatro sílabas de igual cadência MA-RA-NA-THA. Oiça-a enquanto a pronuncia, serenamente e sem interrupção. Não pense nem imagine nada espiritual ou qualquer outra coisa. Quando surgirem outros pensamentos não ligue, volte simplesmente a dizer a palavra. Medite 20 a 30 minutos de manhã e fim do dia.
Depois da meditação…
“Eu Te Dou Graças por Este Dia Maravilhoso” – E. E. Cummings, in “100 Poemas Escolhidos” (no original “100 SELECTED POEMS - New York: Grove Press, 1954 - p. 114.)
Eu te dou graças, Senhor, por este dia tão
maravilhoso; pelos saltitantes verdejantes espíritos das árvores
e por um sonho de céu verdadeiramente azul; e por tudo
o que é natural que é infinito que é sim
(eu que tinha morrido estou hoje vivo de novo
e hoje é o aniversário do sol; hoje é o dia do
nascimento da vida e do amor e das asas; e dessa feliz
e fabulosa terra acontecendo sem limites)
como é que um mero ser humano – elevado do não
de todo o nada – que saboreia acaricia escuta olha
respira poderia duvidar do inimaginável
Tu?
(agora os ouvidos dos meus ouvidos despertam e
agora os olhos dos meus olhos estão abertos)
Comunidade Mundial para a Meditação Cristã - Portugal
http://www.meditacaocrista.com/
https://www.facebook.com/meditacaocristaportugal