
Terça-feira da Primeira Semana
E perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. (Mt 6:7-15)
Será difícil para os ucranianos ou para o resto do mundo perdoar à liderança russa e aos seus apoiantes. Mas temos de começar agora antes que as forças das trevas impludam e se destruam a si próprias - e a quantos outros como danos colaterais – como sempre acontece. Somente o perdão, nascido do entendimento profundo e da sabedoria, pode prevenir ou atrasar o reagrupamento dessas forças. Lembrem-se como o demónio que tentou Jesus no deserto o deixou “para voltar à hora marcada”.
O perdão, numa mentalidade individualista, é quase impossível de se alcançar. O individuo ofendido fica preso a um sentimento de indignação perante a injustiça de que foi objeto e vê-se a si próprio, em primeiro lugar, como uma vítima. Isto é natural e deve ser tratado com uma grande compreensão e sensibilidade. Mas não é adequado e impede a cura completa e a restauração de relações saudáveis. É a armadilha da cultura da vingança que alimenta a atitude de vida “olho por olho, dente por dente”.
Qualquer sabedoria religiosa profunda vê a necessidade do perdão, a verdade inerente ao cancelamento das dívidas. Jesus fez dele o pilar central do seu ensino moral unificado do amor, o qual brotou diretamente da sua consciência mística. Como todos os outros, os seus discípulos lutam para aplicar o ensinamento do perdão.
A doutrina do Corpo permite-lhes não desistir de tentar e continuar a defendê-lo, mesmo quando falham. Na tradição mística cristã – sua alma e fundamento – Cristo não é um mestre externo, colocado num pedestal para ser adorado e admirado. Essa imaginação mantém-no a uma distância segura e impede-o de nos tocar acordados.
A verdade é que somos Cristo.
Vislumbrada, até semi-compreendida, esta verdade redefine a nossa visão de tudo, começando por nós próprios.
Laurence
Reflexões para a Quaresma 2021 - LAURENCE FREEMAN OSB
Comunidade Mundial para a Meditação Cristã - Portugal
Site: http://www.meditacaocrista.com/
Facebook: https://www.facebook.com/meditacaocristaportugal
YouTube: https://www.youtube.com/user/meditacaocristaTv