Fim-de-semana Beneditino - Retiro Experiencial
10 -12 de Julho de 2015, Roriz
“Ausculta, o fili !"
“…inclina o ouvido do teu coração…”
Local de alojamento e conferências: Roriz, Mosteiro de Santa Escolástica - Monjas Beneditinas da Rainha dos Apóstolos.
Participação nas festividades do Dia da Solenidade de São Bento no Mosteiro de Singeverga (a cerca de 1 km), e visita guiada à Sala do Capítulo.
Diz a devoção popular que São Bento escuta todas as orações e no dia 11 de Julho são muitos os que fazem peregrinações aos santuários que lhe são dedicados. Em Portugal a devoção a São Bento é muito grande e é um santo muito amado, sendo carinhosamente chamado por São Bentinho.
Nas proximidades de Roriz fica o Santuário de São Bento das Pêras, no alto do Monte de S. Bento das Pêras (400 metros de altitude) em Tagilde, freguesia do concelho de Vizela, que é um destes locais de romaria e de cumprimento de promessas feitas a São Bentinho. É um local que marcou a história de Portugal, de Inglaterra e do mundo por ter sido onde foi assinado o Tratado de Tagilde, firmado entre o rei português D. Fernando e o Duque de Lancaster, a 10 de Julho de 1372. Esta é a aliança diplomática e militar mais antiga do mundo que ainda persiste.
A razão pela qual este importante tratado foi assinado em Tagilde é precisamente o facto de a rainha Dona Leonor, esposa de D. Fernando, estar aí nessa altura, para cumprir uma promessa que tinha feito a São Bento.
Baixar o Programa preliminar, em pdf
![]()
|
Baixar o Programa final, em pdf
![]()
|
Álbum de lembranças
|